Notícias

Maia promete dar agilidade na tramitação da PEC do 1% do FPM para setembro

Terça, 06 de novembro de 2018.

02052016 Congresso CamaraO presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) recebeu o deputado eleito pelo Rio Grande do Sul Pedro Westphalen (PP) nesta segunda-feira, 5 de novembro. Westphalen entregou ao presidente da Casa um ofício da Confederação Nacional de Municípios (CNM) solicitando agilidade na apreciação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/2017 – que prevê o acréscimo de mais 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para setembro.

Na semana passada, após meses parada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), a matéria foi aprovada. A pauta seguiu para análise em comissão especial, que aguarda um ato do presidente da Casa, para ser instalada. 

“Já determinei à mesa e, estando pronto, que eu acredito que esteja, a gente já autoriza a instalação da Comissão Especial, para gente terminar a comissão especial ainda este ano e, se possível, nos últimos dias deste ano, ou nos primeiros dias do ano que vem, a gente possa colocar para votação no Plenário”, afirmou o presidente da Casa.

A medida, muito aguardada pela CNM e pelo movimento municipalista, deve trazer alívio aos cofres municipais. Isso porque, historicamente, o mês de setembro apresenta forte queda no repasse aos Entes municipais.

Veja aqui quanto seu Município poderá receber se a PEC for aprovada.

 

Por: Mabilia Souza

Da Agência CNM de Notícias

Espalhe esta notícia:

Voltar